2.10.07

Abraços e felicitações chegam de São Tomé

Caros colegas,

Antes de mais as nossas saudações.



Finalmente chegamos a casa. Por razões de ligação aérea, isso só aconteceu no dia 29/09 pelas 7:30 da manhã. Gostaríamos de nmanifestar os nossos agradecimentos pelo caloroso acolhimento e pelo clima de trabalho durante a nossa estadia nas terras de
"morabeza". Foram boas e proveitosas as trocas de experiência durante esses
dias. Esperamos que o resultado do atelier venha a dar frutos e que a
proposta do programa regional de capacitação em matéria de terra venha a ser
uma realidade.

Um abraço para todos.

Argentino dos Santos,
S.Tomé e Príncipe

Agradecimento de Paolo Groppo, FAO

Prezados colegas e amigos,

É com grande prazer que escrevo para informar do êxito do atelier de validação da proposta de um programa regional de capacitação em matéria de terra, realizado nos dias 20 e 21 de Setembro em Praia, Cabo Verde (para mais informações favor visitar o blog cplpfao.blogspot.com).



A realização desse evento foi possível graças aos esforços de todos aqueles que ajudaram tanto a conseguir os recursos iniciais (agradeço a FAO-TCOT através de Dominique Bordet, a S.E. Ministra do Ambiente e da Agricultura de Cabo Verde, Sra. Madalena Neves, que, em nome da CPLP, liderou as negociações no final do ano 2005 para conseguir o apoio da FAO para esse projecto - o primeiro de cooperação entre a FAO e o Secretariado Executivo da CPLP.

Um agradecimento particular aos amigos e colegas que prepararam os relatórios nacionais utilizados como base no trabalho do Atelier.

Agradeço a todas as Delegações nacionais participantes nesse evento, pela qualidade das discussões e pelos compromissos pessoais nas etapas futuras desse empreendimento.

Quero agradecer aos meus colegas da FAO, nos distintos escritórios nacionais assim como em Roma que facilitaram a realização do evento, em particular Eva Maria Pardo Navarro, minha incansável assistente.

O trabalho de comunicação realizado pela Rita Vaz da Silva tem permitido a todos nós acompanhar em directo os trabalhos do atelier a partir das notas preparadas para o conjunto de órgãos de informação lusófona e em particular através do blog. Sendo um dos primeiros blogues relacionados com a nossa actividade profissional, queria dar um agradecimento especial à Rita: Parabéns.

No Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa quero agradecer os esforços feitos pelo Secretário Executivo, Dr. Fonseca, que tem confirmado todo o apoio dessa instituição na concretização do programa através de um diálogo aberto com possíveis doadores.

Finalmente, os esforços do governo Cabo-verdiano são felicitados através de quem tem trabalhado dia e noite para permitir que esse evento pudesse acontecer, a Dra. Luísa Borges: muito obrigado pessoalmente, Luísa.

Agora temos pela frente um desafio ainda maior: fazer que esse conjunto de propostas sejam levadas aos doadores, e que o espírito de um programa pensado para juntar forças, dentro e fora das instituições de governo, com uma atenção especial para criar laços de colaboração com a sociedade civil, se mantenham até que possamos implementar no futuro o programa.

Esse projecto, de facto, representa uma das primeiras manifestações concretas da vontade de colaboração em matéria de terra, que foi também o centro dos debates da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural CIRADR) realizada no ano passado em Porto Alegre, Brasil ( www.icarrd.org). É importante que essa filosofia de trabalho, baseada no reforço das instituições nacionais, no respeito das diversidades e na procura de convergência entre sector público, sector privado e organizações da sociedade civil seja mantido e ainda mais reforçado.

Permitam-me concluir dizendo que o sonho de tornar essa iniciativa realidade parece-me começar a ter elementos concretos: os sinais enviados pelo governo da Espanha com o financiamento de um projecto de Desenvolvimento das Capacidades sobre a integração da dimensão de género na análise e gestão dos recursos hídricos e fundiários indicam claramente que há interesse por esse tipo de iniciativas. Fica connosco a tarefa de continuar estes esforços.

Um grande abraço para todos,

Paolo Groppo
Unidade de Posse e Gestão das Terras (NRLA)
Divisão das Terras e das Aguas
FAO - Roma

1.10.07

Atelier fechou com compromisso de todas as partes em concretizar o Programa

O atelier de validação do "Programa de Capacitação no Domínio da Terra dos Países Membros da CPLP" terminou, no final da manhã do dia 21 de Setembro, com o compromisso de todos os participantes em concretizar o projecto. O secretariado-executivo da CPLP manifestou também a vontade de prosseguir com iniciativas para validar o programa, mantendo um diálogo aberto com doadores.

Um sinal positivo do empenho dos representantes que estiveram no atelier foi a vontade demonstrada pelos países que não estão incluidos no Projecto de Género e Desenvolvimento Rural, como a Guiné-Bissau, de serem realizados esforços para que este programa, financiado pela Cooperação Espanhola venha a chegar a mais nações, para além das já integradas no projecto - Moçambique, Timor, Cabo Verde e Angola.

Recordamos aqui, em imagens, o segundo dia de reunião.





























Fotos: MAA e RVS

P.S.: Caros Colegas, pedimos desculpa por algum atraso na publicação de novas informações no blog, mas Cabo Verde desde o dia em que vocês partiram está a viver uma crise energética, com cortes de luz que têm durado cerca de 12 horas, em determinados dias. Quando temos luz, muitas vezes falha-nos a Internet. Contingências a que somos alheios, e que esperamos que se resolvam em breve, sem afectar o espírito de camaradagem que se criou durante o atelier. Continuo a apelar que deixem mensagens no blog, assim todos podemos trocar informações! Obrigada e um grande abraço

Participantes do Atelier enviam "abraços" ao chegar aos seus países



Caríssimas/os,

De passagem por casa, em Évora - Portugal, escrevo para vos dizer que cheguei bem e que o Fogo é uma ilha fantástica, com uma paisagem deslumbrante e de contraste: entre a terra árida perto do imponente vulcão, a vegetação luxuriante da ponta verde, e a cidade ded S. Filipe, há muito a descobrir.
Darei mais noticias quando chegar de Bruxelas e Paris, para onde parto amanhã (terça-feira).

Gostaria ainda que soubessem o quanto gostei de vos conhecer e o quanto aprendi convosco, em especial nos momentos informais.

Um grande abraço a todos,

Vanda Narciso, Portugal



Olá,

Obrigado pela informaçãoo. Gostaria também de chegar até lá mas não foi possível.
Eu cheguei em Timor no dia 28 sexta feira. A viagem foi mesmo cansativa mas tudo correu bem. Ate à próxima.

Octávio, Timor Leste