29.10.07

Brasil desenvolve projecto-piloto de capacitação no domínio das terras

Prezados colegas e amigos,

Com muita satisfação acompanhamos os resultados do Atelier realizado em Praia e os seguimentos do mesmo.

A percepção de que o problema de capacitar e criar condições para desenvolvimento do capital humano nos distintos países venha a oferecer oportunidades adequadas para lidar com os problemas fundiários e demais decorrentes destes, é objecto central das nossas preocupações.



É com muito prazer que aproveitamos o espaço aberto, para informar sobre as atividades que estamos desenvolvendo no âmbito do Projeto FAO / MDA TCP / BRA / 3101 A através de uma proposta de capacitação com o enfoque de DTPN, a partir de um projeto piloto para dois Territórios localizados em dois estados brasileiros: Paraná (região Sul) e Rio Grande do Norte (região Nordeste).

Finalizamos a proposta metodológica de capacitação em torno do tema do desenvolvimento territorial, o que também gostaríamos de compartilhar com vocês. Algumas atividades precedentes para subsidiar a construção da metodologia foram realizadas êxito, como os diagnósticos dos dois Territórios e a realização de seminários estaduais para validação dos resultados dos mesmos.

No momento estamos montando o itinerário pedagógico para realização de quatro cursos a serem realizados para participantes que compõem os Colegiados (espaços coletivos de debate e negociação) dos referidos Territórios, dando prioridade aos agentes de ATER, mas considerando também os demais atores. Esta capacitação tem como objetivo que o conjunto destes atores possam vir a ter um desempenho mais adequado com as demandas de ações territoriais dentro de um processo de diálogo, participação e negociação, que busquem assegurar em última instância, um desenvolvimento qualitativo para a Agricultura Familiar.

Esperamos continuar no debate,

A equipe do Projeto FAO/MDA TCP / BRA / 3101

Pablo Sidersky
pablo.sidersky@consultor.mda.gov.br
Assessoria
Secretaria de Agricultura Familiar


Sevy Madureira

João Carlos Torrens