10.9.07

Notícias de Angola sobre Desenvolvimento Rural

Instituto Agrário capacita responsáveis provinciais

23-08-2007

Responsáveis e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) das províncias de Malanje e do Kwanza Norte estão a ser capacitados em novas técnicas de trabalho, numa formação que decorre desde hoje na província do Uíge.

Em declarações hoje (quinta-feira) à Angop, em Luanda, o chefe do Departamento de Coordenação e Supervisão do IDA, Miguel Pereira, disse que participam da formação, até sexta-feira, chefes locais do IDA, das Estações de Desenvolvimento Agrícola (Eda) e supervisores.

Explicou que durante a acção formativa serão ministradas matérias como "metodologia de distribuição de instrumentos de trabalho, sementes e fertilizantes", "metodologia de organização de assistência técnica aos produtores" e "estado da preparação do ano agrícola 2007/2008".

Os participantes serão ainda capacitados em assuntos como "sistema de monitoria das actividades agrícolas", "recolha, processamento, transmissão e disseminação da informação e dados sobre a actividade agro-pecuária", "preparação de terras, áreas semeadas e produção".

O responsável explicou que a capacitação dos quadros provinciais faz parte de um plano de realização de encontros metodológicos, no âmbito do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, iniciado em 2005, e do fomento da actividade agrícola.

Os próximos encontros metodológicos realizam-se em Setembro nas províncias do Huambo, Bengo, Luanda Sul e Cabinda, que contarão com a participação de responsáveis do Bié, Kuando Kubango, Zaire, Luanda, Lunda Norte e Moxico.

Os encontros metodológicos iniciaram em Luanda, a três de Agosto último, e terminam em Setembro de 2007.

Assinado acordo para implementação de programa de apoio à mulher rural

24-08-2007

Um protocolo para a implementação de um Programa de Apoio à Mulher Rural e da Periferia (Pamurp), com instrumentos de trabalho, foi assinado este mês, em Luanda, entre o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Minader) e o Comité Nacional para a Promoção da Mulher Rural (Comur), soube hoje (sexta-feira) a Angop.

Segundo uma nota do Comur, o documento rubricado prende-se com a estratégia de execução do programa de Apoio à Mulher Rural e da Periferia, de iniciativa presidencial e sob responsabilidade do Minader, enquadrado na estratégia geral de desenvolvimento rural do país e combate à pobreza.

A estratégia geral de desenvolvimento rural do país e de combate à pobreza tem como pilares os programas de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), de Desenvolvimento Comunitário (PDC) e o Pamur.

Além da vertente produção agro-pecuária, estes programas visam dotar as comunidades rurais de capacidade produtiva para garantir a sua auto-suficiência alimentar.

Subescreveram o protocolo o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Marcos Nhunga, e a vice-presidente do Comur, Joana Lina.

Fonte: ANGOP

Sem comentários: