27.5.10

Director-geral do Ambiente encerra Atelier nacional sobre abordagem de género na gestão da Terra e Água

Técnicos, dirigentes e consultores de Cabo Verde, nos domínios de género e recursos fundiários e hídricos, estão reunidos na cidade da Praia, desde 25 de Maio, no âmbito do projecto inter-regional GCP/INT/ 052 /SPA “Desenvolvimento das capacidades sobre a integração da abordagem de Género na gestão dos Recursos Hídricos e Fundiários”, que abrange quatro países, incluindo Timor-Leste, Moçambique e Angola, para além de Cabo Verde.

O Atelier tem por objectivo reforçar as capacidades dos actores nacionais na integração das questões de género nas políticas e programas relacionados com o desenvolvimento agrícola e rural, nomeadamente nos sectores de água e terra.

O Atelier desenvolveu-se em duas grandes componentes, uma de formação e outra de intercâmbio de experiências. A componente de formação incidiu, principalmente, na metodologia ASEG (Análise Socioeconómica e Género) e na resolução de conflitos característicos do mundo rural e da gestão dos recursos fundiários e hídricos. A vertente intercâmbio de experiências permitirá a interiorização da abordagem de género no desenvolvimento das actividades profissionais dos participantes.

Durante os três dias de trabalho, os participantes oriundos das ilhas agrícolas (Santo Antão, Santiago, São Nicolau e Fogo) e ainda de São Vicente tiveram a oportunidade de:
  • Intercambiar experiências relativamente à integração da dimensão género na planificação/implementação das suas políticas e actividades no quotidiano enquanto actores da sociedade civil e dos serviços públicos;

  • Capacitar e testar instrumentos metodológicos de integração da dimensão género (Análise sócio-economica e Género) nas lides e actividades quotidianas;
  • Empoderar-se em integração de género relativamente à participação nos processos de tomada, elaboração e implementação da legislação;

  • Analisar o panorama jurídico actual e avaliar o nível integração da dimensão género

  • Criar, em conjunto, indicadores de género na gestão integrada dos recursos naturais.

Informamos que a Sessão de Encerramento realiza-se, hoje, 27 de Maio, pelas 15h30, no Hotel Trópico e contará com a presença do director-geral do Ambiente, Clarimundo Gonçalves.

Sem comentários: